Foto: Agência Brasil - EBC
"Temos visto a competitividade do jogo feminino, não apenas no nível de elite, mas também para a qualificação às Copas do Mundo femininas e torneios olímpicos femininos. Vemos algumas das equipes que não chegaram a Paris no torneio olímpico. Portanto, é extremamente competitivo, com um crescimento incrível em popularidade. Vemos as multidões assistindo, a cobertura da mídia e os números de transmissão em todo o mundo. Portanto, não há lugar melhor para fazermos essa mudança do que nos EUA. E realmente simboliza, eu acho, o progresso no esporte feminino em todo o mundo e algo para se estar realmente animado", pontuou Kit McConnell, diretor de esportes do COI, durante entrevista coletiva.
There will be a significant change with regards to men's and women's football at the Olympic Games @LA28, as outlined by IOC Sports Director Kit McConnell.
⬇️ pic.twitter.com/AgL9PRfP0E— IOC MEDIA (@iocmedia) April 9, 2025
No polo aquático, a competição feminina será acrescida de duas equipes, totalizado 12 times – mesma quantidade que já existe no masculino.
Também foram incluídas novas provas em competições de várias modalidades. Na natação, haverá disputas olímpicas de 50 metros em todos os estilos (livre, costas, peito e borboleta). Antes, até os Jogos de Paris 2024, o programa previa somente os 50m livre.
No atletismo, a marcha atlética mista por equipes foi retirada do programa de Los Angeles 2028, que terá apenas as disputas individuais. Além dos tradionais revezamentos em cada gênero (feminino e masculino), a edição de Los Angeles terá a nova prova de revezamento misto.
O programa olímpico LA28 traz uma nova prova: o remo costal, que será disputado nos dois gêneros, e também no double sculls misto (skiff duplo). Tanto o remo, quanto a ginástica artística, o golfe e o tênis de mesa ganharam novas disputas por equipes mistas.
Ainda no tênis de mesa, após um hiato de 24 anos, a competição em Los Angeles terá a volta das duplas masculinas e femininas. No entanto, não ocorrerá disputas por equipes tanto no feminino, quanto no masculino.
Outra novidade é o acréscimo de times no basquete 3x3, que subirá de oito para 12 equipes em cada gênero em Los Angeles 2028.
Com as mudanças apresentadas pelo COI nesta quarta (9), está prevista a participação inicial de 10.500 atletas (5.333 mulheres e 5.167 homens). Dos 351 eventos programados, 161 serão do gênero feminino e 165 do masculino, além de 25 eventos mistos.
Fonte: Agência Brasil